Aquela vida de filme, com bailes de formatura, jogos de futebol americano e líderes de torcida parece legal, né? Mas você já se perguntou como é o ensino dos Estados Unidos de verdade? Antes de tomar decisões referentes aos seus estudos fora do país, é importante saber exatamente como esse sistema funciona.

High School, o ensino médio dos EUA

O ensino médio nos Estados Unidos tem uma metodologia um pouco diferente do Brasil, começando pelo fato do High School ter 4 anos de duração. Isso porque, o 9º ano brasileiro é equivalente ao 1º ano do High School, chamado de Freshman. Seguindo essa linha de raciocínio, o ensino médio é dividido da seguinte maneira:

9th grade (Freshman) – 14 – 15 anos
10th grade (Sophomore) – 15 – 16 anos
11th grade (Junior) – 16 – 17 anos
12th grade (Senior) – 17 – 18 anos

A grade curricular

Além disso, a maior diferença está na grade curricular desse sistema, na qual existem disciplinas obrigatórias e optativas. Dentre as optativas, os/as alunos/as podem escolher matérias referentes às áreas que mais se aproximam daquilo que pretendem exercer no futuro, desde Medicina, Direito ou Computação, até Dança, Astronomia e Costura. Dessa forma, é evidente que o/a jovem é estimulado/a desde cedo a se aprofundar mais nos ramos que se interessa.

Sistemas de avaliações

Outra diferença significativa é o sistema de avaliações nos EUA, que ocorre através de testes, trabalhos e projetos em grupo ou individuais, nos quais as notas são atribuídas em um sistema de letras de A até F, conforme abaixo:

O ano letivo

O início e término do ano letivo também é um pouco diferente do nosso. Enquanto as aulas no Brasil começam em janeiro/fevereiro e terminam em novembro/dezembro, nos Estados Unidos o ano letivo é iniciado entre os meses de agosto e setembro, e se encerram entre maio e junho. Isso se dá por conta do verão no Hemisfério Norte ser no meio do ano, então o summer break (ou férias de verão) ocorre entre maio e julho.

Incentivo ao esporte

Com certeza uma das coisas mais marcantes dos filmes que se passam nos colégios americanos são os jogos de football (ou futebol americano), certo? Isso porque o incentivo ao esporte é muito evidente desde cedo. Assim como o football, esportes como o basquete, o beisebol e a ginástica são muito praticados nas escolas americanas, pois agregam intensamente no histórico escolar. É comum que atletas que se dedicam e se destacam nos seus esportes consigam bolsas de estudo em universidades. 

Os EUA não tem vestibular, e agora?

Supondo que você está terminando o High School, como irá ingressar em uma universidade? O sistema educacional americano não possui um vestibular igual ao Brasil, mas isso não torna o ingresso à uma universidade mais fácil. A admissão em uma universidade ocorre através da análise do histórico escolar e da realização de provas semelhantes ao ENEM brasileiro, chamadas de ACT e SAT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *