GPA: o que é e como calcular?

GPA: o que é e como calcular?

Você está planejando cursar uma graduação no exterior e se depara com o nome GPA. Algo que muitas universidades exigem para o ingresso e que você precisa saber calcular o seu!

Você está planejando cursar uma graduação no exterior e se depara com o nome GPA. Algo que muitas universidades exigem para o ingresso e que você precisa saber calcular o seu!

Ainda nesse artigo, vamos falar sobre algumas estratégias para aumentar seu GPA. Então fique atento para não perder nenhuma informação.

  • O que é GPA?
  • Por que é importante?
  • Como calcular
  • Estratégias para aumentar seu GPA

O QUE É GPA?
Uma sigla para “Grade Point Average”, em inglês, que significa a média de pontos das suas notas do boletim. Calculando essa média, você consegue perceber como foi o seu desempenho durante um período de estudo, como o ensino médio, por exemplo.

As universidades internacionais utilizam muito isso como um dos requisitos para admissão. Seu GPA não pode ser inferior ao que a instituição exige. Por isso falaremos mais adiante sobre como você pode elevar sua média.

POR QUE É IMPORTANTE?
O GPA é o principal indicador que mostra para outras instituições o seu desempenho como aluno. Aqui no Brasil, por exemplo, se o aluno apresentar um boletim com notas altas para um colégio, ele pode solicitar algum desconto na matrícula ou oportunidade de bolsa de estudos, ainda que não seja uma prática tão comum ou divulgada.

Em outros países esse tema de notas é muito forte e difundido. Por isso é importante manter seu GPA positivo para ampliar seu leque de oportunidades.

COMO CALCULAR
Nos Estados Unidos, o GPA utiliza uma escala de 0 a 4, com referência ao sistema de letras utilizado, que vai de “A” a “F”.

Para entender melhor como funciona essa escala, podemos entender que notas de 0 à 59 contam como uma nota F, e um GPA 0, notas de 60 à 69 são equivalentes a uma nota D e um GPA 1, e segue de acordo com a tabela abaixo:

Para calcular seu GPA para instituições em outros países como Alemanha, Áustria e Rússia, você precisa apenas substituir a forma de 0 a 4 para a de 0 a 5.

Também existem países que utilizam o mesmo sistema que o Brasil! Alguns deles são: Holanda, Colômbia, Letônia, Macedônia e Israel.

ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR SEU GPA
O ideal é você iniciar seu período de estudos já buscando manter suas notas altas. Porém não é sempre que isso acontece. Talvez você já esteja na metade do ensino médio e suas notas até então não foram as melhores da sala… acertei?

Não se preocupe! Você ainda pode recuperar isso.

A partir de agora, defina metas de estudo, crie um cronograma e se dedique em todas as matérias (mesmo naquelas que você não gosta). Ter notas altas é um processo simples, mas não existe segredo ou fórmula mágica.

Outra opção que pode te ajudar a aumentar sua média, é o crédito extra. Se puder cursar um crédito extra, faça. No programa de High School da Flex você tem a oportunidade de fazer inúmeros créditos extras! Que inclusive podem ser honors e AP courses, mas vamos deixar esse tema para outro post. De qualquer forma, saiba que cursar créditos eletivos além de aumentar seu GPA, você enriquece seu currículo e aumentam suas oportunidades em universidades no exterior.