É o sonho de muitos/as jovens fazer uma faculdade nos Estados Unidos. Mas com algumas dicas esse sonho pode se tornar uma meta muito plausível. Se deseja fazer uma graduação nos EUA ou sempre teve o sonho de estudar fora, o conteúdo de hoje foi feito especialmente para você!

No texto de hoje vamos falar sobre o passo a passo para ingressar em uma universidade americana e o que você precisa para transformar esse sonho em realidade.

Conheça a instituição
O primeiro passo é fazer uma boa pesquisa, já que são centenas de instituições com boa reputação e qualidade de ensino nos Estados Unidos.

Leve também em consideração o estado e a cidade em que irá estudar, afinal, você também vai morar por lá e o clima deve ser levado em consideração.

Planeje seu orçamento
Todas as universidades (incluindo as públicas) possuem uma taxa chamada tuition, que geralmente é paga de forma anual. Entretanto existem diversas formas de ingresso com bolsas ou oportunidades de economia.

Muitas instituições também permitem que o aluno trabalhe dentro do campus. Assim é possível cobrir pelo menos uma parte dos custos pessoais e acadêmicos.

Atividades extracurriculares
Diferente daqui no Brasil, para você ingressar em uma universidade nos Estados Unidos, a sua avaliação vai muito além de uma prova (com o SAT por exemplo). As faculdades avaliam o perfil do aluno por inteiro, inclusive nas atividades praticadas além das exigidas na escola.

Esportes, projetos sociais, empreendimentos, atividades que desenvolvem alguma habilidade específica… Todos os tipos de ações que destaquem aquele/a aluno/a dos demais é considerada como vantagem no processo de admissão.

Proficiência na língua
Ter certo nível de conhecimento do idioma é algo que provavelmente todas as instituições irão exigir. Por isso é muito importante se preparar e estudar constantemente para estar sempre aprimorando e chegando o mais próximo possível de alcançar a fluência.

Testes e requisitos
A grande maioria das universidades exigem o teste SAT e TOEFL para estudantes internacionais. O primeiro é como se fosse o nosso ENEM aqui no Brasil, porém apenas com questões das matérias de matemática e inglês. Já o segundo é referente ao seu nível de inglês (por isso o tópico 4 é tão importante).

No entanto, para alunos do High School da Flex, muitas faculdades não exigem o TOEFL como requisito obrigatório para admissão. Caso queira saber mais informações sobre o programa, clique aqui.

Outro item muito comum de ser exigido é a carta de recomendação. Ela pode ser feita por um professor, tutor ou mesmo um colaborador que acompanhou o seu desenvolvimento estudantil de alguma forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *